Seja bem-vindo! Hoje é

Como você pode descobrir os seus dons

PASSO1: Coloque-se diante de Deus em oração

Se você está iniciando o processo de conhecer os seus dons espirituais, então saiba que todo esse processo precisa seracompanhado de oração.
Este assunto não é um entre muitos outros que você pode resolver em uma hora.
Sempre pergunte a Deus 'O que o Senhor está querendo me mostrar com isto?".
Muitos cristãos têm sérias dificuldades em se abrir a Deus, em oração, sobre este assunto. Eles têm convicções definidas sobre os dons espirituais e estão obcecados por essas convicções que já não esperam novos conhecimentos da parte de Deus sobre esse assunto.

Ao falar com Deus sobre os dons espirituais, esteja aberto para o fato de que Ele não quer apenas confirmar aquilo que você já sabe.
Somente com essa atitude é possivel fazer novas descobertas espirituais.


PASSO 2: Esteja disposto a colocar os seus dons em prática

Os dons existem para serem usados na realização de uma determinada tarefa. Deus os deu com esse propósito. Por isso, quem está realmente interessado em descobrir os seus dons deveria antes estar disposto a usá-los para a edificação da Igreja.

Certa vez um irmão me contou o quanto estava ansiando para receber de Deus o dom de cura. Eu lhe perguntei se ele estaria disposto a usar esse dom em um ministério constante de oração pelos doentes, de consagração pessoal e de servir a qualquer hora.
Ele torceu o nariz e disse: "Não, pois eu creio que não seria a pessoa mais adequada para este tipo de ministério".
"Por que então, você acha, que Deus deveria lhe dar esse dom, se você já sabe que não quer usá-lo?" perguntei.
Ele respondeu: "É que eu gostaria de experimentar a sensação de ver alguém curado por meio da minha oração".

"Experimentar a sensação"de exercer um dom pode ser uma motivação compreensível para alguém querer ter um dom, mas não é uma boa motivação. Os dons são dados para o serviço (1 Pe 4.10).

Se não estamos dispostos a colocar o dom em prática, por que Deus deveria dá-lo?


PASSO 3: Informe-se a respeito dos dons

Você dificilmente irá descobrir os seus dons se não souber quais são os dons, que de fato, existem e se não entender exatamente o que é e o que significa cada dom.
Por isso é tão importante que você se informe corretamente acerca deles.
Estude o que a Bíblia diz sobre o tema. Fale sobre isso com pessoas do seu grupo familiar. Conheça mais de perto pessoas que voce sabe que têm um determinado dom e pergunte a essas pessoas como descobriram o seu dom. Estude livros sobre os dons.

Grande parte das dificuldades que temos nas igrejas com os ministérios orientados pelos dons decorre simplesmente da falta de informação, por parte da maioria dos cristãos, sobre esse princípio maravilhoso de Deus.


PASSO 4: Descubra o que lhe dá satisfação

Parece que uma tarefa que temos de realizar só é um ministério de verdade, quando o cumprimento dessa tarefa pelo menos trouxer sofrimento. Realizar uma tarefa que traz alegria é algo suspeito aos olhos de muitos cristãos.

Uma irmã colaboradora de uma igreja conta o seguinte: "Já há 20 anos faço o culto das crianças, e sabe de uma coisa? Quase não suporto crianças à minha volta. Mas como cristã não tenho o direito de questionar se o ministerio me dá satisfação ou não. O importante é ter sido chamada por Deus para o trabalho".
Será que Deus de fato chamou essa mulher para este ministério? Arrisco duvidar disso! Ela sofre a cada novo culto das crianças,e, de acordo com algumas pessoas daquela igreja, as atividades que ela realiza estão à altura da sua experiencia: são uma catástrofe.
O que acontece é que aquela irmã sofre com essa situação, os pais das crianças sofrem, o pastor sofre, e tenho certeza de que Deus também sofre! Não foi assim que Deus planejou as coisas.

É natural que o exercício de um dom traga satisfação. A pessoa que tem o dom do evangelismo se alegra quando leva alguém para Jesus. A outra que tem o dom da hospitalidade se alegra em receber pessoas na sua casa. O irmão que tem o dom de servir se realiza em realizar tarefas para a edificação do Corpo de Cristo, mesmo realizando tarefas que não são vistas pelos outros.

Foi Deus quem fez as coisas de tal forma que usar os nossos dons espirituais nos traz satisfação. Por que? Eu creio que é por que Deus nos conhece muito bem e sabe que iremos realizar com muito mais dedicação e esmero uma tarefa que nos dá satisfação. E as pessoas que trabalham lado a lado conosco logo irão descobrir se estamos fazendo algo com entusiasmo ou apenas para cumprir a nossa obrigação.

Portanto, se voce quer descobrir o seu dom espiritual, tente descobrir o que lhe dá satisfação. Mas tendo enorme prazer em exercer os meus dons, não estou isento de passar por situações em que gostaria de abandonar tudo e sair correndo.
Essas experiencias não estão em contradição com a afirmação de que o exercício dos dons espirituais traz sempre satisafação. Toda atividade que nos traz satisfação está relacionada a esforços consideráveis, e, às vezes , a crises.


PASSO 5: Experimente o máximo que puder

Como você poderá descobrir se a realização de uma determinada tarefa lhe dá alegria se voce nunca tentou executá-la?
Talvez voce tenha o dom da contribuição, mas ainda não o colocou em prática. Assim sendo, voce também ainda não descobriu se tem alegria em ofertar regularmente uma parte da sua renda a outra pessoa ou instituição. Ou talvez voce tenha o dom do evangelismo, mas não tem certeza, pois nunca tentou colocar o dom em prática. Talvez Deus tenha lhe dado, já há muito tempo, o dom da cura, mas voce não está consciente disso pois nunca orou pela cura de uma pessoa.

Experimente o máximo que puder, pois sem isso voce dificilmente irá descobrir os seus dons espirituais.


PASSO 6: Verifique de maneira honesta a sua eficiência

Se voce crê que tem o dom do evangelismo e se esforça em exercer esse dom, mas mês após mês ninguém é alcançado para Jesus por seu trabalho, então há razões para se duvidar da existência desse dom em sua vida. Se Deus lhe deu esse dom, Ele também faz o que é necessário para que pessoas conheçam a Jesus por meio de seu trabalho.
Se voce tem o dom da cura, pessoas vão ser curadas por meio do seu ministério. Se voce tem o dom de ensino, pessoas vão aprender com voce.

Dons espirituais foram dados para que cheguemos a resultados bem concretos. Por isso a auto-avaliação em relação aos dons é um passo que não pode ser ignorado no processo da descoberta dos dons.


PASSO 7: Procure a opinião de outras pessoas

Conheço cristãos que têm 100% de certeza que Deus lhes deu um determinado dom.
Oraram a respeito, experimentaram bastante, a realização das tarefas lhes dá muita satisfação, e crêem que o seu ministério é eficaz.
O problema é que eles são os únicos que pensam dessa maneira!

Sempre que esse for o caso, desconfie. A opinião de outros cristãos, seja da sua Igreja ou de irmãos de outras igrejas, é um instrumento de avaliação dos passos anteriores





Bibliografia: Schwarz, Christian A. - O Teste dos Dons.


Claudio Sugiyama
Líder da Base de Serviço

Nenhum comentário:

Postar um comentário