Seja bem-vindo! Hoje é

SATANÁS - ORIGEM, PERSONALIDADE E CARÁTER

Embora Satanás e seus subordinados jamais devessem receber proeminência, é salutar compreender o lugar dado a eles nas Escrituras. Nenhum outro indivíduo, exceto a trindade, recebeu tamanho enfoque na Bíblia, desde seu inicio até o fim, como o personagem conhecido como Satanás, o diabo. Ainda que algumas pessoas falem “diabos”, como se houvessem muitos de sua espécie, tal expressão é incorreta. Há um grande número de demônios, mas “diabo” existe apenas um. “Diabo” é a transliteração do vocábulo grego “diabolos”, nome sempre usado no singular, que significa “acusador” e é aplicado exclusivamente nas Escrituras a Satanás. “Demônio” é a transliteração de “daimonion”.

Todos os anjos foram criados perfeitos por Deus, o criador de todas as coisas visíveis e invisíveis (Ez 28.15). A maior parte delas manteve-se obediente, enquanto muitos acompanharam Satanás na sua rebeldia. Esses “anjos que não guardaram seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicilio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia” (Jd 6).

Não temos informações tão minuciosas concernentes a sua origem, queda, obra caráter e influência, mas o que possuímos é suficiente para compreender a respeito dele. Não podemos nem devemos permanecer ignorantes a seus ardis.

SATANÁS EXISTE?
Quem é Satanás? Quem é este inimigo das nossas almas? Será uma criatura vestida de vermelho, com um garfo gigante na mão, cauda longa e dois chifres?

Talvez não saibamos de onde surgiu esta caricatura. A origem desta representação deturpada remonta à Idade Média. Na época Medieval, o povo ridicularizava Satanás e descrevia-o nos termos mais desprezíveis e odiosos que se pode imaginar.

SUA ORIGEM REGISTRADA NA BÍBLIA
Satan, seu nome hebraico, só é mencionado diretamente em três livros do Antigo Testamento:
- I Crônicas 21.1, lemos: “Então Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel”.
- Jó, várias vezes (1.6-9,12; 2.1-4,6-7)
- Zacarias 3.1-2: “E Ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreenda, ó Satanás, sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo?”.

Já no Novo Testamento ele é mencionado como Satanás ou diabo, cerca de setenta e duas vezes. Sua atuação se torna mais evidente no Novo Testamento provavelmente devido à encarnação do Filho de Deus para destruir as suas obras, efetuando a redenção na cruz do Calvário.

SUA PERSONALIDADE
Ao atribuir-lhe personalidade, queremos dizer sua maneira habitual de ser aquilo que o distingue de outro ser, “forma de vida caracterizada por uma existência autoconsciente que possui o intelecto, emoções e vontade”. Ele não é uma “figura de linguagem” ou uma “personificação do mal”, e sim um ser pessoal, inteligente, com vontade e determinação próprias. As Escrituras descrevem Satanás como um ser real com todas as marcas de personalidade. Portanto, ele possui todas as características de uma pessoa, ele á capaz de pensar, falar e elaborar estratégias. Ele tem mente, emoções e vontade própria. A Bíblia registra vários pronomes pessoais relacionados a ele. É portanto, uma pessoa, um anjo decaído, para ser mais específico. Algumas atribuições que a Bíblia confere a ele:

- Vontade: “E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo” (Is 14.13-15).

- Conhecimento: “Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra” (Jó 1.9-10).

Ele é constantemente citado nas Escrituras como um ser pessoal. Pronomes pessoais são aplicados a ele em várias passagens: Jó 1.9; 1.12; 2.2-3,6; Mateus 4.1-11; João 3.8; 8.44; Judas 9; Apocalipse 12.7-10.

SUA ORIGEM
Deus o criador de “...todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele” (Cl 1.16).

As Escrituras indicam que a criatura conhecida como Satanás nem sempre teve esse nome, o qual foi dado por ele ter adotado um proceder de oposição e resistência a Deus.

No livro do profeta Ezequiel encontramos uma descrição pormenorizada da beleza e sabedoria com que Satanás foi criado. Foi criado como querubim, ou seja, Deus o criou como um ser perfeito. Assim descrevem as Escrituras a seu respeito: “Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim da guarda, ungido, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim da guarda, do meio das pedras afogueadas.  Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te veem” (Ez 28.12-18).

Por meio desse texto fica manifesto que Lúcifer pertencia a um alto escalão angelical. Nesse mesmo livro encontramos indícios de com um ser que atingiu um grau muito elevado na escala de valores morais, intelectuais e estéticos caiu tanto, a ponto de ser o mais vil do universo. Ser o representante do mal, ser a própria encarnação da maldade.

O capitulo 14 de Isaias canta-nos que a causa principal da queda de Satanás foi o orgulho. O orgulho de Lúcifer encheu seu coração, passou a se sentir em condições de ser igual a Deus, seu criador. Ele premeditou um plano para usurpar o trono do Deus Altíssimo: “E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo” (Is 14.13-14). Ele não diz que será igual a Deus, pois sabe que isso é impossível. Propõe-se a ser semelhante.

Uma das estrelas mais brilhantes dos céus rebelou-se contra seu Criador e, ao fazer isso atraiu um terço dos anjos para juntar-se a ele (Ap 12.3-4). Assim, de um começo justo e perfeito, essa pessoa espiritual desviou-se para o pecado e a degradação. Como consequência dessa rebelião, Lúcifer foi expulso do reino celestial e do cargo que mantinha, nunca mais ocupando a posição de honra e influencia que recebera.

SEU CARÁTER
Nas Escrituras Sagradas as qualidades que lhe são atribuídas podiam ser referidas apenas a uma pessoa, não a um príncipe abstrato do mal. Devido à ignorância, por vários séculos, ele representou papéis que levaram os seres humanos a pensar a seu respeito de muitas formas enganosas e não no seu verdadeiro caráter, tornando assim mais fácil para ele desviar de Deus os que criam em seus enganos.

Satanás foi criado um ser celestial perfeito e cheio de sabedoria e formosura. Agora ele é apenas um enganador, um mentiroso, mestre em enfeitar o pecado para torná-lo atraente. Ele é mestre em colocar no pecado uma embalagem bonita e assim convencer a muitos a praticá-lo sem remorsos.

CONCLUSÃO
Existem movimentos que são declaradamente adoradores de Satanás, os chamados satanistas.

Existem grupos e seitas que adoram e cultuam a Satanás, mas não assumem isso diretamente. São os mais perigosos, pois podem enganar a muitos, usando aparência de piedade. Fique alerta.

Obs: O nome "Lúcifer" é usado apenas na Vulgata Latina.

FONTE:
MÓDULO DE TEOLOGIA DA FTB - NOVO TESTAMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário